Ansiedade
Assuntos relacionados ao stress
Para ir direto ao tema, selecione na caixa abaixo e veja os artigos sobre o assunto.
ver artigos antigos | ver artigos recentes
 
 
Medos e Fobias
03/07/2003
Autor: Dr Eduardo Benini 
 
Como diferenciar medo de fobia? Simples, todos nós temos medos, e são, de certa forma, saudáveis do ponto de vista psíquico, pois sem eles estaríamos constantemente expostos à riscos, tanto de acidentes como até a perda da própria vida.

A comparação mais adequada é com a dor física, que ninguém gosta de sentir, porém ela existe justamente para nos proteger. O segredo esta na convivência pacífica com nossos medos, aprendendo a respeitá-los, porém as vezes, testando nossos limites. A harmonia contida nesta última frase reflete a receita do "bem viver" emocional, pois nada melhor que o autoconhecimento, e como conseqüência, sabermos o tamanho de nossos limites, para podermos usufruir todos os prazeres que a vida tem a nos oferecer.

Já a fobia implica obrigatóriamente em tratamento, pois trata-se de um sintoma; um tipo especial de medo que bloqueia, impede e restringe nossa liberdade. A maior parte das vezes a fobia nada tem a ver com o objeto do medo, sendo apenas uma representação simbólica de outras dificuldades emocionais inconscientes.

As pessoas que nos cercam não entendem muito bem as fobias, pedindo para enfrentarmos a situação evitada, mal sabendo que trata-se de uma tarefa extremamente difícil, se não impossível. Ansiedade, angústia, depressão, sentimentos de inferioridade e até, idéias drásticas para cortar o mal pela raiz, são sintomas freqüentes e secundários à instalação de uma fobia.

Tratar inicialmente com medicações, para que a rotina do dia-a-dia possa seguir sem prejuízo, e psicoterapia concomitante, são medidas essenciais para identificar a exata localização de nossos conflitos, e como conseqüência libertar-se do sintoma e, finalmente, das medicações.

Teste seus limites!

Se este artigo lhe interessou cadastre-se em nosso site
Envie este artigo para um amigo
para enviar esta notícia para um amigo, Clique aqui
------------------------------------------------------------
Assuntos relacionados
não há notícias relacionadas