Cotidiano
Assuntos ligados a vida em geral
Para ir direto ao tema, selecione na caixa abaixo e veja os artigos sobre o assunto.
ver artigos antigos | ver artigos recentes
 
 
Psiquiatria e Psicoterapia
06/07/2003
Autor: Dr Eduardo Benini 
 
Qual a diferença entre psiquiatria e psicoterapia? São especialidades diferentes?

Bem, a psiquiatria é uma especialidade médica, portanto só pode ser exercida por quem tenha se formado em medicina e depois se especializado em psiquiatria. A especialização ocorre através de residência médica em psiquiatria, que dura em média 2 anos.

O psiquiatra atende tanto aos casos de doença mental (esquizofrenia, psicose maniaco-depressiva, depressões endógenas, psicose puerperal, etc...), assim como pode receitar medicações específicas para aliviar sintomas mais simples e passageiros, como a ansiedade, a depressão situacional e outras alterações emocionais.

A especialização em psicoterapia não exige que o profissional seja médico. Pode ser realizada tanto por psiquiatras, como por psicólogos com a mesma eficácia, desde que tenham tido uma boa formação, através de cursos, estudos e de ter se submetido à sua própria psicoterapia.

Existem muitas linhas e técnicas psicoterápicas, tais como, junguiana, existencial, freudiana, comportamental, psicodrama e outras, assim como diversas sub-especialidades, como a psico-oncologia, psicoterapia de casais, psicoterapia infantil, etc...

Tenha uma boa indicação e escolha a linha e a especialidade que mais se adapte ao seu caso e sua personalidade. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato.

Se este artigo lhe interessou cadastre-se em nosso site e tire suas dúvidas
Envie este artigo para um amigo
para enviar esta notícia para um amigo, Clique aqui
------------------------------------------------------------
Assuntos relacionados
não há notícias relacionadas