Psicossomática
Artigos escritos por médicos de várias especialidades, sobre assuntos ligados à psiquiatria e psicologia
Para ir direto ao tema, selecione na caixa abaixo e veja os artigos sobre o assunto.
ver artigos antigos | ver artigos recentes
 
 
Cuidados com os exercícios!
14/08/2004
Autor: Dr. Carlos Alberto Pastore 
 
Fazer exercícios causa um bem estar enorme e o fato de não sentirmos qualquer mal estar ou apresentar sintomas não afasta os riscos ocultos durante um esforço. A atividade física altera o equilíbrio orgânico, do indivíduo, aumentando sua freqüência cardíaca e dilatando os vasos sangüíneos para suprir as novas necessidades da circulação corporal. A pressão arterial também aumenta se apresentando com características próprias durante o exercício.

Isto pode ser aeróbio (ou aeróbico) quando gasta oxigênio para produção de energia, em geral fazendo movimentos (isotônicos) e melhorando a aptidão cardiopulmonar. O outro tipo é o anaeróbico que utiliza outra fonte de energia que é o ácido lático e o indivíduo não desloca do lugar (exercícios isométricos) como o levantamento de pesos. Aumenta a massa muscular porém também a pressão arterial.

Desta forma a atividade física requer avaliação prévia, tanto do professor de educação física como do cardiologista pois a primeira analisa: dados de peso, altura, condicionamento, flexibilidade e programa de exercícios. A avaliação médica requer investigação de doenças, medicamentos, dados clínicos e até teste ergométrico e ecocardiograma. Muitos indivíduos nada sentem e quando iniciam o esforço físico apresentam sintomas como a pressão alta, arritmias, diabetes, etc.
Todos nós estamos convencidos que uma atividade física adequada, programada, regular pode trazer benefícios para obesos, hipertensos, colesterol alto, doenças do pulmão, osteoporose e até para a insuficiência cardíaca, porém é indispensável avaliação clínica prévia.


Dr Carlos Alberto Pastore - médico cardiologista - cronista da rádio Eldorado - www.drpastore.com.br
Envie este artigo para um amigo
para enviar esta notícia para um amigo, Clique aqui
------------------------------------------------------------
Assuntos relacionados
não há notícias relacionadas